Novo Ford EcoSport

Utilitário Esportivo Premium

Por Marcelo F. Rodrigues    ·    03/08/2012    ·    super lançamento,
 
 

A Ford apresenta para o mercado sul-americano a próxima geração do Novo EcoSport. O líder dos utilitários esportivos traz a marca dos veículos de classe mundial com seu design elegante, potentes motores flex com bloco de alumínio e altamente eficientes, direção elétrica, sistema de segurança com freios ABS e seis airbags, tecnologias avançadas de assistência ao motorista, faróis com LED, interior elegante com acabamento de qualidade e um novo padrão de conectividade com central multimídia SYNC de série, com comandos de voz em português.

Oferece também equipamentos inteligentes, como ar-condicionado digital, sistema de abertura das portas e partida sem chave, sensor de chuva, sensor de estacionamento, faróis com acendimento automático e espelho eletrocrômico. 

O novo utilitário esportivo da Ford chega à rede de distribuidores em setembro. A linha conta com as versões S, SE, FreeStyle e Titanium e duas opções de motores, o Sigma 1.6 Flex e o Duratec 2.0 Flex, ambos com bloco de alumínio. O seu preço parte de R$ 53.490,00, chegando na versão Titanium - top de linha - a R$ 72 mil.

O painel segue as mesmas linhas curvas e angulosas da carroceria, com dois mostradores redondos de fácil visualização e entradas de ar verticais. No centro, destaca-se a tela de LCD de 3,5 polegadas do sistema multimídia SYNC e do computador de bordo, com um teclado moderno de estilo "smartphone", com operação simples e intuitiva.

Oferecido desde a versão de entrada do Novo EcoSport, o sistema multimídia SYNC é um dos grandes diferenciais do utilitário esportivo. Ele permite ao motorista controlar diversas funções por comando de voz, como fazer e atender chamadas no celular e selecionar músicas sem precisar tirar as mãos do volante.

A iluminação dos instrumentos é na cor azul "Ice Blue", adotada pela Ford em seus novos carros globais com base em pesquisas para favorecer a visibilidade e o conforto. Os bancos dianteiros têm formato envolvente e confortável, com ajustes milimétricos que permitem encontrar a melhor posição para dirigir. O apoio de braço dianteiro entre os bancos é outro detalhe só encontrado em automóveis de luxo.

O Novo EcoSport também oferece flexibilidade para o transporte de bagagem. O porta-malas tem 362 litros, espaço que pode ser ampliado para 705 litros com o banco traseiro rebatido, tornando o compartimento totalmente plano.

Motores Sigma e Duratec de alumínio

O Novo EcoSport marca a estreia na linha do moderno motor Sigma 1.6 Flex, consagrado nos modelos New Fiesta e Focus. Produzido com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, é um motor forte, econômico e inovador. No Novo EcoSport, ele entrega uma potência de 115 cv e torque de 156 Nm com etanol e 110 cv e 154 Nm com gasolina.

A sua eficiência energética dá ao Novo EcoSport o melhor desempenho da categoria. Ele faz de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol e 12,5 segundos com gasolina, números à frente de todos competidores, e tem velocidade máxima de 180 km/h limitada eletronicamente. Ao mesmo tempo, alcança os melhores índices de economia de combustível. Ele chega com a classificação A em economia e emissões de CO2, conforme a nova classificação do Inmetro.

A outra opção de motor do Novo EcoSport é o igualmente consagrado Duratec 2.0 Flex, já presente na linha Focus. Disponível como opcional na versão FreeStyle e de série na Titanium, esse motor, também de alumínio, é um dos mais avançados na sua categoria.

Com etanol, ele desenvolve a potência de 147 cv e torque de 193 Nm, e com gasolina gera respectivamente 141 cv e 186 Nm. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina. É também um motor sustentável, com o melhor índice de economia e baixíssima emissão de CO2 na sua categoria.

A transmissão disponível do Novo EcoSport é a IB5 Plus manual. Ela é aplicada com os dois motores, com escalonamento de marchas calibrado para cada uma das versões. Até o final deste ano ainda haverá mais duas versões. Uma equipada com câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem e outra 4WD - tração 4 X 4.

O Novo EcoSport também é o único da categoria equipado com direção elétrica, que além de dar ao veículo uma dirigibilidade diferenciada contribui para reduzir em 3% o consumo de combustível. Os pneus com resistência reduzida ao rolamento dissipam menos energia e trazem uma economia adicional de 2% no consumo.

O utilitário esportivo conta também com o sistema AdvanceTrac, que inclui freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampa, assistência e luz de alerta em frenagem de emergência. Ele monitora a velocidade do veículo, a posição do acelerador e o ângulo do volante para controlar a derrapagem das rodas e ajudar a manter a direção desejada.

O assistente de partida em rampa mantém o veículo parado por até 3 segundos depois que se tira o pé do freio, auxiliando nas manobras. O auxílio de frenagem de emergência tem sensores que detectam esse tipo de situação e aplica uma pressão adicional nos freios. Ao mesmo tempo, liga o pisca-alerta para evitar colisão traseira.

 

 
Ver mais artigos sobre: super lançamento ↑  Voltar para o topo
 

Carros & Cia

o fantástico mundo do automóvel

Entre em contato conosco:
(54) 3221 4600
contato@carrosecianews.com.br

   
Cadastre-se em nossa newsletter: