Um carro movido a ar.

Citroen mostra o projeto da PSA.

12/09/2013    ·    Motor a ar, comprimido, PSA,
 

O Cactus é um carro conceito mostrado no Salão de Frankfurt pela Citroen. Chama atenção por suas linhas dinâmicas e belas. Perto dele, esta posicionado um C3, com algo muito inovador: um motor híbrido que se apóia na tecnologia da combustão e do ar comprimido. É isso mesmo. E a tecnologia não é nova. Há mais de 50 anos ja existiam motores movidos a força do ar. Mas agora os francese da PSA (Peugeot/Citroen) resolveram levar a coisa a serio, adiante e profissionaliza-la. E o sistema é simples e de custo baixo, existindo a informação de que em 2015, o mais tardar, a montadora francesa devera colocar modelos com esse novo motor a venda.

É um sistema onde a energia gerada pelo motor a combustão e pela utilização dos sistemas de freios é usada para gerar ar que é comprimido através de bombas especiais e que servem, posteriormente, para movimentar o veiculo, gerando uma economia de até 45% no consumo.

O motor a ar funcionaria principalmente no arranca/pára das grandes cidades. Essa foi a grande novidade deste salão. Alguns levaram ela bem a sério. Outros nem tanto. Mas ela está lá. O projeto foi  desenvolvido pela PSA com o apoio da Bosch. E os franceses garantem que ele funciona. Assim, o carro veleiro, segundo eles, está bem ai....e para ficar. Quem viver, verá. 

 
 
Ver mais artigos sobre: Motor a ar comprimido PSA ↑  Voltar para o topo
 

Carros & Cia

o fantástico mundo do automóvel

Entre em contato conosco:
(54) 3221 4600
contato@carrosecianews.com.br

   
Cadastre-se em nossa newsletter: